fbpx
| 7:17 pm
Blog CVG - 5 sinais de que alguém é viciado em mídias sociais

5 sinais de que alguém é viciado em mídias sociais

A mídia social mudou a maneira como nos comunicamos.

Embora esta mudança seja geralmente positiva, especialmente quando se trata de compartilhar informações relevantes e cruciais, há também um lado negativo. Existem muitas preocupações na comunidade científica relacionadas ao uso excessivo de mídias sociais, principalmente entre a população jovem. Isso se refere principalmente à geração Z – que são provavelmente os usuários mais frequentes e aplicados das mídias sociais.

Esse grupo aproveita com sucesso os benefícios das mídias sociais – eles compartilham informações pessoais, vídeos e fotos e até conseguem encontrar empregos ou compartilhar materiais educacionais. No entanto, a quantidade de tempo que passam on-line também é potencialmente perigosa. Uma das ameaças que se escondem nos cantos escuros das mídias sociais é o vício. Você já considerou a mídia social como uma “substância” potencialmente viciante? Você deve! Esta lista mostrará os sinais que você pode identificar alguém fortemente influenciado pelas mídias sociais.

1. Raramente abandonam seus celulares.

Durante as conversas, eles procuram por qualquer oportunidade de pegar o telefone e começar a rolar seus aplicativos de mídia social. Por exemplo: um grupo de amigos sai para o jantar ou beber e passam um bom tempo sem se comunicarem com os outros.

Em vez disso, eles ficam usando seus celulares, tirando fotos de seu prato ou selfies e conversando com alguém pelas redes.

Isso acontece com você ou com alguém que você conhece? Com que frequência? Este pode ser o primeiro sinal do vício em mídia social. Se a sensação de colocar o seu telefone para baixo ou não verificar as suas contas a cada 10 minutos deixar a pessoa nervosa, ela deve definitivamente considerar mudar seus hábitos!

O mesmo vale para os jogos. Os novos jogos para celular são super legais e divertidos, mas também são projetados para serem altamente viciantes, especialmente para os novos usuários. Antes de fazer o download de um novo jogo, deve-se considerar a quantidade de tempo que estamos dispostos a gastar nessa plataforma de jogos.

2. São os primeiros a comentar ou curtir imagens e status.

Isso ocorre também porque eles estão constantemente nas plataformas. Pode parecer que essa pessoa é seu fã número um, mas a verdade é que eles estão sempre online e provavelmente gostarão de qualquer coisa postada. Se isso está acontecendo com alguém que está sentindo um forte desejo de comentar ou curtir cada nova foto postada, a solução é urgentemente limitar a quantidade de tempo gasto em mídias sociais.

3. Se tornam agitados ou incomodados quando ficam sem bateria ou sinal.

Em geral, quanto mais inteligente for o telefone, mais curta será a duração da bateria. Alguns de vocês se lembram do tempo antes dos smartphones, quando era possível carregar o telefone uma vez por semana e confiar nele completamente por dias.

No entanto, hoje não é esse o caso. A maioria dos smartphones precisa ser carregada diariamente e às vezes podem morrer em situações em que eles são mais necessários.

Isso pode causar desconforto se realmente for preciso usá-lo naquele momento, mas não deve ser o fim do mundo. Para pessoas viciadas em mídias sociais, esse é um evento cataclísmico. Nessas situações, eles ficam nervosos, irritados ou até mesmo agressivos e se acalmam apenas se encontrarem um carregador disponível.

4. Se comparam com o que é publicado nas mídias sociais.

As pessoas viciadas em mídias digitais podem não diferenciar o que veem nas redes sociais com sua vida real. Quais são as características de uma conta no Instagram visualmente atraente?

Lindas fotos, filtros especiais, locais deslumbrantes e momentos perfeitos.

Para ser honesto, todo mundo adora conteúdo visual bonito e provavelmente seguirá essa conta em algum momento. É bem provável que os proprietários dessas contas estão promovendo a si mesmos, seu estilo de vida ou seus produtos/serviços, e essas fotos podem ser photoshopadas, encenadas ou produzidas. É muito importante saber a diferença entre a vida real e a vida luxuosa, extravagante e glamourosa do Instagram que muitas pessoas apresentam em suas contas.

5. Usam seus smartphones até tarde da noite.

Isso pode ser um sinal alarmante, pois é muito provável que esteja relacionado à privação de sono. Eles devem definitivamente avaliar seus hábitos de rolagem tarde da noite por vários motivos.

A primeira razão é a qualidade do seu sono. Estudos científicos mostram que a melhor qualidade de sono é obtida entre 22h e 00h.

O estilo de vida contemporâneo geralmente nos impede de ter uma boa noite de sono e de dormir cedo. Mas, se já estamos na cama a esta hora, por que não aproveitar os benefícios e recompensas para a saúde do cérebro, e em especial da memória? A segunda razão também está ligada ao seu funcionamento cognitivo.

Você provavelmente já ouviu falar que os telefones celulares emitem luz azul; ela é boa para as atividades diárias, mas terrível para o período noturno. Esse tipo de luz envia ao nosso cérebro o sinal para que ele acorde e entre no modo de trabalho, o que é perfeito quando a pessoa realmente precisa se concentrar e focar no trabalho. Mas, à noite, é preciso diminuir a quantidade de atividades cognitivas que o cérebro está processando e obter o descanso necessário.

A boa notícia é que podemos ativar o filtro de luz azul no smartphone, mas a melhor opção, com toda certeza, é deixar o telefone longe e ler um livro. Suspeita de alguém que você conhece ser viciado em redes sociais? Ou você tem certeza?? Compartilhe esse texto com essa pessoa para ajudá-la. Sem dúvida ela vai te agradecer!

0 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *